
Joia mirim do futebol de cegas se inspira em craque do goalball da Seleção Brasileira
Foi em um projeto do Comitê Paralímpico Brasileiro que a jovem Beatriz Rocha da Silva, aos 15 anos, deu seus primeiros passos no paradesporto. Hoje, aos 17 anos, ela chegou ao primeiro Camping de Treinamento de Futebol Feminino, iniciativa inédita da CBDV, que tem como objetivo formar a Seleção Brasileira de Futebol de Cegas. A paulista, que começou a jogar na APADV em janeiro, faz parte do grupo com mais quinze meninas que estão passando por uma série de treinamentos no Centro Paralímpico, entre os dias 3 e 10 de maio.
A atleta nasceu com albinismo oculocutâneo, uma alteração genética na qual ocorre um defeito na produção da melanina, pigmento que dá cor à pele, cabelo e olhos, e tem como referência no esporte Ana Gabriely, pivô da Seleção Brasileira de goalball: "Eu gosto muito da Gaby, que tem a mesma condição que eu. Eu acho muito lindo pessoas com albinismo participarem do esporte. Eu me espelho por causa disso".

Com o grande objetivo de se tornar uma jogadora profissional de futebol de cegas, a ala mostra bastante desenvoltura com a bola no pé e já representou a cidade de São Paulo duas vezes nas Paralimpíadas Escolares como a única menina do grupo: "Me sinto honrada por poder representar meu estado, mas também quero que outras meninas gostem da modalidade e possam participar das Paralimpíadas e que representem o estado de São Paulo também".
Para o calendário deste ano, a CBDV realizará quatros etapas do Camping de Treinamento. As outras etapas acontecerão em julho, setembro e novembro. Nos últimos anos, a Confederação realizou ações visando o incentivo da prática da modalidade pelas mulheres e hoje têm trabalhado com o objetivo de estruturar uma equipe para representar o país nas competições futuras, e futuramente, na Paralímpiada.
O futebol de cegas ainda não é uma modalidade paralímpica, ou seja, não faz parte da grade dos Jogos Paralímpicos. No entanto, já está sendo desenvolvida mundialmente pela Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês), que realizou a 1ª edição da Copa do Mundo Feminina em 2023, na Inglaterra.
Patrocínio
A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.
Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+55 11 99519 5686 (WhatsApp)
Brenda Mendes
[email protected]
+55 11 98638 6470 (WhatsApp)