Nordeste vence Sul e conquista 1ª edição do Campeonato Brasileiro de Futebol de Cegas
Comemoração de título no futebol de cinco feminino: um grupo de jogadoras, todas usando uniformes vermelhos e vendas nos olhos, está reunido em círculo no centro do campo, celebrando muito. Algumas pessoas da comissão técnica, com camisas azuis, também participam da festa, abrindo os braços e sorrindo. A expressão corporal de todos é de muita felicidade, e algumas atletas se abraçam e pulam juntas. O ambiente sugere que acabaram de conquistar um campeonato, em uma quadra coberta, com luz natural e placas de patrocinadores ao fundo. Crédito: Taba Benedicto/CBDV

Nordeste vence Sul e conquista 1ª edição do Campeonato Brasileiro de Futebol de Cegas

por Comunicação CBDV publicado 2025/12/16 15:51:52 GMT-3, Última modificação 2025-12-16T15:51:52-03:00
Seleção conquista o troféu inédito de forma invicta após vencer nos pênaltis

16/12/2025
São Paulo/SP


A história do Futebol de Cegas no Brasil ganhou mais um capítulo nesta semana com a primeira edição do Campeonato Brasileiro. com partidas sendo realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. A Seleção Nordeste sagrou-se a primeira campeã do torneio, levantando a taça de forma invicta após a final contra o time Sul. O torneio, um marco para a modalidade e motivo de orgulho para a  Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), reuniu as principais atletas do país, incluindo jogadoras da Seleção Brasileira. 

Final emocionante e bronze de superação 

A partida decisiva entre Nordeste e Sul terminou em 0 a 0  no tempo regulamentar, repetindo o resultado do confronto entre as duas equipes na fase de grupos. O Nordeste garantiu o título de campeão invicto nas cobranças de pênaltis, vencendo por 1 a 0, após sua goleira defender uma das penalidades e a outra ir para fora. 


A jogadora Lorena, peça importante na campanha do Nordeste, resumiu a emoção da conquista após o apito final: 
“Primeiramente, eu quero agradecer a Deus, sem Ele eu não estaria aqui, segundo a professora Nélia. Mas eu não sei nem o que explicar, porque eu estou com uma mistura de sentimentos. Estou saindo de um esporte para vir para outro, mas estou voltando para casa com o meu coração cheio de orgulho, muito feliz por estar levando a medalha de ouro.” 


Apesar do vice-campeonato, o time Sul também teve motivos para celebrar. A jogadora Beatriz da Rocha, também atleta da Seleção, celebrou a medalha de prata e a união do grupo:
 “Estamos aqui com a nossa medalha de prata, segundo lugar, mas a gente está com o coração feliz e o grupo todo foi muito unido. A gente foi com garra, com determinação. Estou muito feliz mesmo por ter entrado no time do Sul, por ter me juntado a essa família, que a gente formou uma família ao longo desse campeonato. 


Estou feliz por ter feito o meu primeiro gol no Campeonato Brasileiro, que levou a gente até a final. Estou muito feliz de marcar, de defender, de ter entregado tudo aquilo que eu treinei aqui em casa, em São Paulo. Tudo que eu treinei, eu consegui colocar em quadra. Estou muito feliz mesmo, muito feliz pela minha equipe e muito orgulhosa.”
 


Na disputa pelo terceiro lugar, a equipe Sudeste garantiu a medalha de bronze ao vencer o Centro-Norte por 1 a 0. O único gol da partida foi marcado por Sarah Santana, que também integra a Seleção Brasileira, em jogo que representou a primeira vitória do Sudeste no campeonato.
 


Sarah
dedicou a conquista à uma companheira de equipe que precisou se ausentar devido a uma lesão:
 “Primeiramente, é uma conquista para a gente ter o nosso primeiro brasileiro de futebol de cegas. Em questão ao jogo de hoje, foi um jogo bem disputado. Jogamos pelo time, mas principalmente pela nossa amiga Renata, que acabou se machucando no primeiro jogo. Infelizmente, terá que fazer uma cirurgia e não pôde estar com a gente. Então, esse jogo a gente jogou por ela, o nosso grito de guerra foi o nome dela. E essa medalha aqui faz parte dela também, e da Thalita que está lá, que teve que acompanhar ela, que é a nossa técnica. Então é isso, esse jogo para a gente foi uma homenagem e uma grande conquista também, porque o nosso time passou por muitas turbulências nessa competição, mas graças a Deus deu tudo certo.” 


Fábio Araújo, Secretário Nacional de Paradesporto, marcou presença no histórico evento e afirmou:
 “Uma alegria grande estar aqui, prestigiando esse último dia de campeonato um evento que consolida a modalidade organização da modalidade no Brasil e a Secretaria Nacional de Paradesporto, do Ministério do Esporte,está muito orgulhosa do apoio que a Secretaria deu para que o evento pudesse ser realizado e torcendo para que a modalidade cada vez traga mais atletas para o futebol”. 


Com ótima campanha, em que venceu todos os jogos (incluindo as decisões por pênaltis), o Nordeste se consolida como o primeiro campeão brasileiro de futebol de cegas.

 

Veja como ficou a classificação:

 

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL DE CEGAS
CHAVE ÚNICA 
  TIME J P V E D GP GC SG C.A  C.V
SUL 3 7 2 1 0 3 0 3 1 0
NORDESTE  3 7 1 2** 0 2 0 2 0 0
CENTRO-NORTE 3 4 1 1 1 2 2 0 1 0
SUDESTE  3 0 0 0 3 0 5 -5 1 0

 

Confira a tabela com todos os jogos:

 

TABELA DE JOGOS 
JOGO HR EQUIPE A PLACAR EQUIPE B FASE
DOMINGO - 14 DE DEZEMBRO DE 2025 
JOGO 1   SELEÇÃ SUDESTE  0 X 2 SELEÇÃO CENTRO-NORTE ÚNICA
JOGO 2   SELEÇÃO NORDESTE  0 (2) X (1) 0 SELEÇÃO SUL  ÚNICA
INTERVALO
JOGO 3   SELEÇÃO CENTRO-NORTE 0 (0) X (2) 0 SELEÇÃO NORDESTE  ÚNICA
JOGO 4   SELEÇÃ SUDESTE  0 X 1 SELEÇÃO SUL  ÚNICA
SEGUNDA-FEIRA - 15 DE DEZEMBRO DE 2025 
JOGO 5   SELEÇÃO SUL  2 X 0 SELEÇÃO CENTRO-NORTE ÚNICA
JOGO 6   SELEÇÃO NORDESTE  2 X 0 SELEÇÃO SUDESTE  ÚNICA
TERÇA-FEIRA - 16 DE OUTUBRO DE 2025 
JOGO 7   SELEÇÃO CENTRO-NORTE 0 X 1 SUDESTE BRONZE
JOGO 8   SUL 0 (0) X (1) 0 NORDESTE FINAL 


CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A GALERIA DE IMAGENS DA COMPETIÇÃO.

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


COMUNICAÇÃO CBDV
Brenda Mendes
[email protected]
+55 11 98638 6470 (WhatsApp)

Voltar ao topo