Novatos do Nordeste querem chegar para ficar no futebol de cegos
Time e comissão técnica da Associação Futsal de Cegos de Pernambuco posa dentro da quadra para a foto oficial antes do torneio começar.

Novatos do Nordeste querem chegar para ficar no futebol de cegos

por Comunicação CBDV publicado 2022/04/20 17:54:33 GMT-3, Última modificação 2022-04-20T17:54:33-03:00
Estreantes no Regional. AFCP, de Pernambuco, e Apid, da Paraíba, dão primeiros passos em torneios oficiais da CBDV

20/04/2022
João Pessoa/PB


O Regional Nordeste de futebol de cegos é palco de times tradicionais da modalidade, mas vitrine também para quem dá os primeiros passos em eventos oficiais da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais). Estreantes do torneio, a AFCP-PE (Associação Futsal de Cegos de Pernambuco) e a Apid-PB (Associação Paraibana de Inclusão aos Deficientes) aproveitam a oportunidade para viver a experiência inédita, mas já com foco no futuro.


"Essa equipe vem comigo há oito anos. Eu saí da Funad (Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência), foi fundada a Associação, e eles me acompanharam nesse barco. É um trabalho que gosto de fazer e me identifico muito com eles. Já tinham bagagem, mas ainda não haviam disputado um torneio. Agora, a gente tem de botar o bloco na rua", brinca o técnico da Apid, Fernando Bezerra, que se emociona enquanto fala da trajetória da equipe.


Aos 60 anos, o treinador trabalha com um grupo bastante heterogêneo. Tem de lidar com veteranos, a exemplo de Francisco, cinco anos mais velho que o "professor", e ao mesmo tempo passar ensinamentos de base para gente como o ala Samuel, de apenas 16 anos. "Gosto muito do futebol. O que acho mais legal é ver quando estou evoluindo. Antigamente, eu não conseguia nem pegar na bola direito, dar passe. Ainda fico nervoso, mas estou tentando melhorar isso", conta Samuel, que perdeu a visão na infância após uma garrafa PET atingir seu olho direito durante brincadeira no colégio.

177A1696.JPG
À direita da imagem, o técnico Fernando orienta o time da Apid. Quatro atletas, sendo dois goleiros
e dois cegos, estão perto da banda escutando o treinador.


Mas nem sempre inexperiência tem a ver com idade. Na AFCP, por exemplo, um jogador de 30 anos jamais havia entrado em quadra para um evento oficial. O ala Edson, que nasceu com glaucoma congênito, passou a vida batendo bola com colegas que enxergavam em Amaraji, município a 96 km de Recife (PE). O futebol de cegos, mesmo, só apareceu há cerca de um ano. "É uma coisa extraordinária, algo emocionante e desafiador", conta o agora atleta que, aos poucos, vai se habituando às diferenças entre a modalidade convencional e a paralímpica. "Ainda tenho um pouco de receio das trombadas, principalmente quando estou voltando de costas. Mas procuro me dedicar muito porque sou do tipo de jogador que não corre apenas por correr. A raça faz parte do meu DNA e, no dia em que isso acabar, o futebol também acaba para mim", diz, com convicção.


É com atletas assim que o técnico Carlos César Santana espera dar continuidade a um trabalho desenvolvido ao longo dos anos. "Alguns atletas desse time já tiveram passagem comigo na Apec (Associação Pernambucana de Cegos) e no Iapq (Instituto de Cegos Antonio Pessôa de Queiroz). O grupo vem sendo preparado desde o ano passado, mas, por conta da pandemia, só conseguimos reunir todos mesmo nos últimos 20 dias. Também estamos fazendo um trabalho de renovação com um mapeamento nas escolas para atrair a molecada. Um dia, os veteranos não vão mais conseguir acompanhar", diz.


Experiência aos poucos 


Na rodada desta quarta (20), os debutantes fizeram de tudo para frear os grandes adversários locais na quadra do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, em João Pessoa (PB), onde a competição está sendo realizada.


A Apid, por exemplo, encarou o ataque feroz da Apadevi-PB, que voltou a funcionar com a dupla colombiana Jhon Gonzalez e Juan Quintero. O primeiro marcou dois gols, e o segundo completou o placar de 3 a 0. Já a AFCP enfrentou o ICB (Instituto de Cegos da Bahia), maior ganhador da história (sete títulos) desde que o torneio passou a ser organizado pela CBDV, em 2011, e segurou o 0 a 0
Houve outros três empates sem gols na segunda rodada. Confira todos os resultados:


Escema-MA 0 x 0 Acep-PI
Apadevi-PB 3 x 0 Apid-PB
Cedemac 0 x 0 Adesul-CE
ICB-BA 0 x 0 AFCP-PE
ADVP-PE 0 x 0 CAP-BA


Nesta quinta-feira, a última rodada da fase classificatória definirá os oito classificados às quartas de final. Veja os duelos:


08h30
: ADESUL x AFCP
09h45: CEDEMAC x ICB
11h00: ACEP x APID
15h00: ESCEMA x APADEVI
16h15: APACE x ADVP

CLIQUE AQUI para acessar a GALERIA DE IMAGENS do evento.

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos brasileiro.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

  

Voltar ao topo