Parapan de Jovens: confira programação das modalidades da CBDV em Santiago
29/10/2025
São Paulo
Os Jogos Parapan-Americanos de Jovens terão início em Santiago no Chile, no próximo sábado. A competição acontece de 31 de outubro a 9 de novembro. Trinta atletas da CBDV foram convocados, entre os 104 atletas de 11 modalidades que defenderão a Seleção Brasileira na competição. Quem dá o pontapé inicial é o goalball, que entra em quadra já no sábado, nas partidas de estreia, com as finais marcadas para o dia 4 de novembro. O futebol de cegos entrará em ação na quarta-feira que vem (5) e compete até o dia 9. No judô serão dois de competição, 8 e 9 de novembro.
No goalball, os times masculino e feminino fazem os jogos de estreia da competição. No dia 31, as garotas entram em quadra às 8h30 para enfrentar a Argentina. Logo após, às 9h40, é a vez dos meninos também duelarem contra a Argentina. Na rodada classificatória, todos jogam contra todos. Para as finais, o 1º colocado jogará contra o 4º colocado, e o 2º colocado jogará contra o 3º colocado. Os vencedores avançarão para a disputa da medalha de ouro, e os perdedores disputam a medalha de bronze.
Confira os atletas que defenderão o país na modalidade e a tabela de jogos do Brasil:
Feminino
Mariana da Silva
Emily Victoria Barbosa da Silva
Gabriela Cristina Araújo Bibiano Oliveira
Graziele Mendes Marques
Julia Martins Tenório
Kemilly Vitoria dos Santos Costa
Treinador
Marcio Rafael da Silva
Auxiliar
Thiago Afonso Frango
Masculino
Andre Luiz da Silva
Bryan Robert Rosa Rodrigues
Icaro Dantas Almeida
Jose Arthur Alburquerque Costa
Kaua Victor Mendes Alves
Marcos Antônio de Almeida Santos
Treinador
Gabriel Goulart
Auxiliar
João Pedro Ferreira dos Santos
Tabela feminina
31/10 às 8h30 - Argentina X Brasil
01/11 às 9h40 - Brasil X Canadá
01/11às 17h50 - Brasil X México
02/11 às 10h50 - Brasil X China
02/11 às 16h40 - Peru X Brasil
Tabela Masculina
31/10 às 9h40 - Argentina X Brasil
01/11 às 10h50 - Brasil x Canadá
01/11 às 19h - Brasil x Colombia
02/11 às 9h40 - México x Brasil
02/11 às 15h30 - Brasil X Chile
Futebol de Cegos
No futebol de cegos, a competição ocorrerá nos dias 5, 6, 7, 8 e 9. Ao todo serão seis equipes: Argentina, Brasil, Colômbia, México, Paraguai e Peru. Os times serão divididos em dois grupos com três (A e B) e enfrentarão dentro do grupo na rodada classificatória. Após a fase inicial, serão disputadas as semifinais e finais. Veja os atletas que defenderão a amarelinha abaixo. Em breve o texto será atualizado com a tabela da modalidade.
Alvaro Costa Magalhaes
Anael de Sousa Oliveira
Fracisco Antônio Soares
Jefferson Dias Ferreira
Jose Kaique Lopes da Silva
Kauan Sabino da Silva
Paulo Vitor Pinheiro
Ryan Pablo Santos Arruda
Carlos Miguel Lino
Lucas Gabriel de Araújo de Souza
Treinador
Fabiano Silva de Carvalho
Auxiliares
Francisco das Chagas Ferreira
Leonardo Carlotto Ribas
Judô
Já no judô, a modalidade será disputada em Santiago nos dias 8 e 9 de novembro, com início às 10h. A partir das 14h começa a cerimônia de premiação. O formato de competição das categorias com apenas dois atletas funcionará como melhor de três, quem vencer duas lutas leva a vitória. Nas categorias com 3 a 5 atletas, será o sistema todos contra todos. As categorias com mais de 6 atletas, será o sistema dupla repescagem cruzada, com final e disputa de 3º lugar.
Veja os atletas:
Emerson Junio Correia de Aguiar
Gabriel Ferreira Rodrigues
Giovana Garcia Rodrigues
Jose Cleberson Palheta Santos
Millena Ribeiro de Freitas
Williany Vitoria Costa do Nascimento
Treinador
Tiberio Maribondo do Nascimento
Auxiliar
Anne Thalita Silva
Sobre o Parapan de Jovens
O evento é destinado para competidores de 14 a 21 anos. De acordo com o Comitê Organizador dos Jogos, o Parapan reunirá 33 países do continente em sua sexta edição. São aguardados mais de 1.500 atletas para competir em 13 modalidades: bocha, futebol de cegos, futebol PC (paralisados cerebrais), goalball, basquete em cadeira de rodas (3×3 e 5×5), judô, atletismo, natação, halterofilismo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, vôlei sentado e tiro com arco.
Histórico
Na última edição, realizada em 2023, em Bogotá (COL), o Brasil foi representado por 96 atletas de 19 estados e o DF. O país terminou a competição com 52 medalhas (30 ouros, 13 pratas e nove bronzes) e foi campeão em nove das dez modalidades que disputou. Foi também nesta edição que o Brasil atingiu a marca de 500 medalhas conquistadas na história do evento e chegou a 534 pódios nas quatro edições em que competiu.
A CBDV brilhou na capital colombiana com o título do futebol de cegos na final contra a Argentina, o ouro com os rapazes e o bronze com as garotas do goalball, e os ouros com os cinco judocas que defenderam o país – um deles, Marcelo Casanova, ainda foi um dos porta-bandeiras do Brasil na Cerimônia de Abertura.
Antes, em 2017, na única edição sediada no Brasil, o país liderou o quadro de medalhas. Foram 139 pódios no total: 66 ouros, 41 pratas e 32 de bronzes. O Brasil não participou apenas da primeira edição do Parapan de Jovens, sediada em Barquisimeto, na Venezuela, em 2005. A estreia do país veio quatro anos depois, em Bogotá, na Colômbia, onde foram conquistadas 134 medalhas (78 de ouro, 39 de prata e 17 de bronze). Em 2013, na cidade de Buenos Aires (Argentina), o país teve seu melhor desempenho e foi campeão com 209 pódios (102 ouros, 65 pratas e 42 bronzes).
Patrocínio
A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.
Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)
Brenda Mendes
[email protected]
+55 11 98638 6470 (WhatsApp)
