Quer se tornar um atleta paralímpico? Confira dicas importantes
Atletas jovens de judô praticam a modalidade em posições de luta sobre um tatame amarelo no CT Paralímpico Brasileiro. Foto: Ale Cabral/CPB.

Quer se tornar um atleta paralímpico? Confira dicas importantes

por Comunicação CBDV publicado 2022/09/22 13:17:25 GMT-3, Última modificação 2022-09-22T13:17:25-03:00
Dia Nacional do Atleta Paralímpico é celebrado neste 22 de setembro; CBDV conta com mais de 180 entidades filiadas

22/09/2022
São Paulo/SP


O Dia Nacional do Atleta Paralímpico é celebrado nesta quinta-feira, 22 de setembro. Oficialmente, foi instituído a partir da Lei nº 12.622, de 8 de maio de 2012, na sequência ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A escolha desta data é uma homenagem à criação do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês), fundado em 22 de setembro de 1989. Além de ser um momento de homenagear, apoiar e divulgar todo o trabalho dos atletas, serve também para despertar em quem está começando o sonho de se tornar um. Por isso, a CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) traz algumas dicas importantes a respeito, extraídas do material divulgado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro). 


Como e onde começar a praticar esporte paralímpico? 

Para iniciar no esporte paralímpico, é necessário se informar, primeiramente, nas Secretarias de Esporte, de Educação, de Assistência Social e da Pessoa com Deficiência (se existir) da sua cidade sobre quais instituições oferecem modalidades adaptadas. São os profissionais destes locais que podem fazer a iniciação e a indicação do esporte mais adequado de acordo com a deficiência. No site da CBDV, dentro da aba "Entidades Cadastradas", os interessados podem consultar os clubes que estão filiados à Confederação (são mais de 180). Basta acessar o menu, escolher os filtros por região e estado, e aparecerá a relação de instituições com cadastro ativo. 



Como ser um atleta paralímpico de alto rendimento? 

Antes de se tornar um atleta paralímpico de alto rendimento, a pessoa com deficiência precisa ingressar no esporte que pretende praticar por meio de algum clube paralímpico. Além disso, para participar de competições nacionais e internacionais (e algumas regionais), é preciso passar pela classificação, que consiste no nivelamento e na divisão por classes de acordo com as limitações. Cada esporte possui a sua classificação específica, podendo ser oftalmológica, para os atletas com deficiência visual, funcional, para os atletas com deficiência física, e psicológica, para atletas com deficiência intelectual. 

Já as participações em competições nacionais, internacionais e em Jogos Paralímpicos dependem do rendimento de cada atleta. Depois de estar filiada a algum desses clubes e praticando o esporte de maneira amadora, a pessoa com deficiência precisará se destacar em competições ou provas da sua modalidade para que o próprio clube, ou patrocinadores, comecem a investir na sua carreira como atleta paralímpico. 



Como escolher a modalidade certa de acordo com a minha deficiência?
 

A escolha de uma modalidade esportiva pode depender em grande parte das oportunidades que são oferecidas às pessoas com deficiência, da sua condição socioeconômica, das suas limitações e potencialidades, da suas preferências esportivas, facilidade nos meios de locomoção e transporte, de materiais e locais adequados, do estímulo e respaldo familiar, de profissionais preparados para atendê-los, dentre outros fatores. 

É importante ressaltar que alguns esportes paralímpicos (como o futebol B2/B3 e o powerlifting, modalidades geridas pela CBDV) não fazem parte do programa paralímpico. Para quem tem deficiência visual, a escolha do esporte poderá ser entre atletismo, natação, judô, goalball e futebol de cegos, que são as modalidades que já contam com competições específicas para o público com este perfil. Na página principal do site da CBDV, há a aba "Modalidades" contendo informações a respeito de cada uma.

52320584545_5f7b8c01ee_k.jpg
Atletas da Seleção masculina de goalball treinam. O pivô Alesson faz a defesa na posição chamada de
chicote, com as pernas esticadas e o corpo apoiado sobre o cotovelo. Ao lado dele, outros atletas
aguardam a movimentação da jogada. Foto: Renan Cacioli/ CBDV.



Como a pessoa com deficiência pode começar a competir? 

A pessoa com deficiência praticante de esporte, primeiramente, deve estar filiada a algum clube da modalidade que pretende competir. Este clube ou associação também precisa se inscrever em competições paralímpicas (regionais ou nacionais), e o atleta, cumprir alguns pré-requisitos presentes no Regulamento daquele evento.



É possível crianças com deficiência praticarem esporte?
 

Sim. O Comitê Paralímpico Brasileiro, por exemplo, investe no projeto chamado "Escolinhas do Centro de Formação" em esportes paralímpicos, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O projeto proporciona a crianças com deficiência, com idade entre 10 e 17 anos, a iniciação esportiva em oito modalidades paralímpicas. As aulas são semanais e voltadas para jovens em idade escolar da cidade de São Paulo e de municípios vizinhos e que estejam matriculadas em rede de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Desde o início de 2022, a CBDV conta com comissões técnicas específicas para trabalhar a formação da base nas Seleções Brasileiras.

Além disso, as famílias das crianças com deficiência podem realizar o processo já citado anteriormente, como buscar clubes ou associações que ofereçam modalidades adaptadas e que estão localizados próximos à residência do praticante de esporte. 



Como ser um atleta da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais?
 

A CBDV não filia atletas. Nosso papel é de organizar eventos regionais e nacionais, além de oportunizar a participação do país em competições continentais, mundiais e em Jogos Paralímpicos. O calendário completo de eventos pode ser visualizado AQUI.

 

52026871863_4db214241a_k.jpg
Lance de partida de futebol de cegos no Regional Nordeste 2022 mostra o colombiano Jhon González
conduzindo a bola e escapando da marcação de dois adversários. Foto: Renan Cacioli/ CBDV.



Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo