São Paulo será sede do Grand Prix da IBSA de futebol de cegos
Foto tirada por cima, na diagonal, do campo de grama sintética utilizado para a prática do futebol de cegos no CT Paralímpico. Não há ninguém no gramado. Foto: Ale Cabral/ CPB.

São Paulo será sede do Grand Prix da IBSA de futebol de cegos

por Comunicação CBDV publicado 2023/01/19 14:01:21 GMT-3, Última modificação 2023-01-19T14:01:21-03:00
Atual campeã, Seleção Brasileira vai disputar a competição pela segunda vez na história; oito países participarão do torneio, em maio

19/01/2023
São Paulo/SP


A IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos) definiu nesta semana que o Brasil será palco do próximo Grand Prix de futebol de cegos, torneio que acontecerá pela quinta vez na história, sendo a primeira na América do Sul – México, em 2022, e Japão, em 2021, 2019 e 2018, foram as sedes das edições anteriores. A princípio, oito países participarão do torneio entre os dias 23 e 27 de maio, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, localizado em São Paulo.


"O Brasil, como país mais vitorioso da história do futebol de cegos, terá o prazer de sediar este tradicional evento da IBSA em 2023. Vai ser um torneio do mais alto nível, dentro e fora de campo", promete o presidente da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais), José Antônio Freire, ex-atleta da modalidade.


A Seleção Brasileira vai disputar o Grand Prix pela segunda vez consecutiva. Logo em sua estreia, no ano passado, saiu da cidade mexicana de Puebla com o troféu de campeã. Na campanha, ganhou de Índia (4 a 0), Costa Rica (7 a 0) e México (5 a 0) e perdeu da Argentina (1 a 0) na fase de grupos. Na final, deu o troco nos argentinos, campeões das três edições realizadas sem a presença do Brasil, com a vitória nos pênaltis (3 a 2) após o empate sem gols no tempo normal.


Vale lembrar que este ano reserva, ainda, os dois torneios classificatórios pelos quais a Seleção buscará vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024: o Parapan-Americano, em Santiago, no Chile, em novembro, e a Copa do Mundo, em Birmingham, na Inglaterra, em agosto – inserida dentro dos Jogos Mundiais da IBSA. A preparação do grupo começará na primeira Fase de Treinamentos, a partir do próximo dia 28, para a qual foram convocados 16 jogadores.

 

SAIBA MAIS:

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos brasileiro.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo