Seleção de Futebol de Cegos estreia nesta quinta-feira nos Jogos Parasul-Americanos
Campo de futebol de grama sintética em área externa. À frente, toda a parte inferior da imagem é ocupada pelo gramado verde bem uniforme, cercado por um alambrado baixo de metal branco sobre um mureto de pedra. Logo atrás do alambrado há uma pista ou faixa estreita azul que contorna o gramado. Ao fundo, domina a cena um grande ginásio coberto pintado de verde escuro, de formato retangular, com parte superior arqueada em cinza. As paredes têm várias janelas retangulares compridas com grades metálicas claras e pequenos vãos quadrados próximos ao topo. Perto do centro da imagem, em frente ao ginásio, ergue‑se um poste alto de iluminação esportiva com vários refletores redondos voltados para o campo. À direita, em frente ao prédio, há palmeiras e outros arbustos compondo um pequeno jardim. Mais ao fundo, surgem outros prédios claros, postes de iluminação de rua e árvores, tudo sob um céu azul com poucas nuvens brancas, indicando ambiente aberto e ensolarado. Crédito: Divulgação

Seleção de Futebol de Cegos estreia nesta quinta-feira nos Jogos Parasul-Americanos

por Comunicação CBDV publicado 2026/07/08 20:06:00 GMT-3, Última modificação 2026-07-08T20:11:26-03:00
Brasil estreia contra o Panamá, às 18h, partida válida pela fase de grupos da competição

08/07/2026
São Paulo, SP

 

A Seleção Brasileira de Futebol de Cegos estreia nesta quinta-feira (9) nos Jogos Parasul-Americanos, na cidade de Agustín Codazzi, na Colômbia. Após desembarcar no país na última segunda-feira (7), a equipe realizou nesta terça o reconhecimento da quadra oficial e finalizou a preparação para enfrentar o Panamá, às 18h (horário de Brasília), no primeiro dia de competição


O torneio reúne as seleções de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Panamá e Peru. A disputa será realizada no formato de todos contra todos, com os dois primeiros colocados avançando para a final e os terceiro e quarto colocados disputando a medalha de bronze. Na sequência da fase classificatória, o Brasil enfrentará Colômbia, Argentina, Chile e Peru.


O técnico da Seleção, Cesinha, que faz sua estreia em jogos oficiais no comando da equipe, falou sobre a expectativa da estreia. "A gente vem preparado para a competição na Colômbia. Para mim, é uma alegria muito grande, porque será minha primeira competição à frente da Seleção Brasileira. Os Jogos Parasul-Americanos são muito importantes. Lógico que a gente vem em busca do título, mas a competição também serve como preparação para a Copa América. Vamos tentar aproveitar ao máximo cada partida para evoluir como equipe e representar o Brasil da melhor forma possível".

 

Confira a lista de jogos da Seleção Brasileira:

09/07 – 18h: Brasil x Panamá
10/07 – 11h: Colômbia x Brasil
11/07 – 11h: Brasil x Argentina
12/07 – 20h30: Brasil x Chile
13/07 – 18h: Peru x Brasil

As partidas da fase classificatória serão disputadas entre os dias 9 e 13 de julho. Ao fim da primeira fase, os dois primeiros colocados disputarão a medalha de ouro, enquanto terceiro e quarto colocados se enfrentarão na decisão do bronze. A grande final está marcada para o dia 15 de julho, às 18h (horário de Brasília). A disputa de bronze acontece mais cedo, às 11h.

CONFIRA A CONVOCAÇÃO COMPLETA

Jogos Parasul-Americanos de Valledupar


Os Jogos Parasul-Americanos de Valledupar serão realizados entre os dias 5 e 15 de julho, na Colômbia, reunindo atletas de 12 países da América do Sul e Central. A competição marca o retorno do principal evento multiesportivo paralímpico da região após mais de uma década e será o primeiro grande compromisso internacional da delegação brasileira desde os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.


A primeira edição dos Jogos Parasul-Americanos foi realizada em 2014, em Santiago, no Chile, quando o Brasil conquistou 104 medalhas e terminou na segunda colocação do quadro geral. A segunda edição, prevista para 2018, em Buenos Aires, acabou cancelada por questões financeiras.

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


COMUNICAÇÃO CBDV
[email protected]
+55 11 98769 1832

Brenda Mendes
[email protected]

Sofia Brito
[email protected]

Voltar ao topo