Técnicos 'novatos' vivem expectativa do Mundial de goalball em Portugal
De pé, ao lado da quadra de goalball do CT Paralímpico e com as mãos na cintura, Jônatas observa ação defensiva de Dantas, Romário e Parazinho durante treino da Seleção.

Técnicos 'novatos' vivem expectativa do Mundial de goalball em Portugal

por Comunicação CBDV publicado 2022/06/23 15:48:47 GMT-3, Última modificação 2022-06-23T15:48:47-03:00
Jônatas Castro, na Seleção masculina, e Gabriel Goulart, na feminina, disputarão torneio pela primeira vez como treinadores do Brasil

23/06/2022
São Paulo/SP


O anúncio feito esta semana pela IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos) de que o Mundial de Goalball 2022 será realizado em Portugal, de 5 a 17 de dezembro, trouxe a dois personagens da modalidade um frio na barriga diferente do habitual. Atuais treinadores da Seleção Brasileira masculina e feminina, respectivamente, Jônatas Castro e Gabriel Goulart disputarão o torneio pela primeira vez na função máxima da comissão técnica. E gostaram da definição das datas e local do torneio, agendado inicialmente para este mês, na China – o país asiático abriu mão por conta da pandemia.


"Apesar de estar indo para o meu terceiro Mundial, o fato de ser o primeiro como técnico gera, sim, uma certa ansiedade, vontade de participar o quanto antes. A definição da data possibilita fazer o planejamento do ciclo para chegar lá no ápice, tanto os treinamentos físicos quanto a sequência dos treinos em quadra para fazermos todos os ajustes necessários", explica Jônatas, que esteve no torneio em 2018 e 2014, mas como auxiliar de Dailton Nascimento no selecionado feminino. 


Em março, ele assumiu a equipe masculina depois da saída de Alessandro Tosim, técnico que conduziu o país às suas maiores conquistas no goalball, entre elas, o inédito ouro paralímpico (Tóquio 2020) e dois títulos mundiais (Malmö 2018 e Espoo 2014). A missão, portanto, será manter o Brasil no topo do mundo e com um feito jamais obtido por nenhuma nação: ganhar o Campeonato Mundial por três vezes consecutivas. De quebra, isto faria do país o maior vencedor de todos os tempos, à frente de Lituânia e Alemanha, bicampeões a exemplo dos brasileiros.


No caso de Gabriel, a ansiedade será ainda maior. O mineiro, que entrou na vaga de Jônatas para tocar o time feminino, participará pela primeira vez do evento: "A expectativa é enorme. Desde 2013, venho acompanhando de perto a Seleção feminina por conta da Jéssica", conta, referindo-se à ala da Seleção que ele já treinava no Cetefe-DF. "Sei da dificuldade que elas vêm enfrentando para chegar ao lugar mais alto dessa competição. E sabemos que temos meninas capazes para isso. A gente vem batendo na trave, mas queremos o topo. Os treinos vêm fortalecendo cada vez mais essa vontade", conclui.

51983935597_d585850a5f_k.jpg
Gabriel observa arremesso da ala Geovanna durante treino da Seleção, na quadra de goalball do
CT Paralímpico Brasileiro.


O Mundial acontecerá no Centro de Desportos e Congressos, na cidade de Matosinhos, distante aproximadamente 300 km da capital Lisboa. "Ficamos felizes com a escolha do local. Portugal tem tudo para poder fazer uma boa competição. Teremos alguns amistosos previstos que serão muito importantes para a equipe e a comissão técnica", diz Gabriel, que esteve concentrado com as meninas do Brasil nesta última semana para mais uma Fase de Treinamentos no CT Paralímpico, em São Paulo.

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do goalball brasileiro.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo