
Encontro Mundial da Deficiência Visual começa nesta segunda, em São Paulo
28/08/2025
São Paulo/SP
Na próxima semana, de 1º a 5 de setembro, São Paulo será palco do maior e mais importante evento voltado às pessoas cegas e com baixa visão: o Encontro Mundial da Deficiência Visual. Idealizado pela Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) e União Mundial de Cegos (UMC), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV). O Centro de Convenções Distrito Anhembi reunirá especialistas, ativistas, familiares, educadores, profissionais da inclusão e a sociedade em geral para debater os rumos da acessibilidade, autonomia e dos direitos das pessoas com deficiência visual em todo o planeta.
A 11ª edição do evento terá um marco especial: quase meio século após a fundação da União Mundial de Cegos, com o protagonismo de brasileiras como Dorina Nowill, a América Latina será sede pela primeira vez. São Paulo honra essa história e recebe líderes de todo o mundo. O objetivo é ampliar as vozes e as perspectivas de diferentes regiões do mundo e construir um ambiente de intercâmbio multicultural e altamente representativo.
Durante cinco dias de programação intensa, os participantes terão acesso ao Congresso Técnico-Científico, à Feira Internacional de Tecnologia Assistiva, à Assembleia Geral da União Mundial de Cegos e às Atividades Autogestionadas de diversas empresas. A abertura oficial ocorre no dia 1º de setembro, as 18h, no Teatro Celso Furtado, seguido de dois dias de congresso (2 e 3 de setembro), com o tema "Um mundo frágil, um movimento inquebrável: juntos rumo à inclusão", onde renomados especialistas discutirão, entre outros temas, educação, saúde, envelhecimento, acessibilidade urbana, emergências humanitárias, inovações tecnológicas e o impacto da deficiência visual na infância e adolescência.
A Feira Internacional de Tecnologia Assistiva funcionará simultaneamente, apresentando as mais recentes inovações em produtos, serviços e soluções para autonomia e qualidade de vida de pessoas cegas e com baixa visão.
Outro momento de destaque será a Assembleia Geral da União Mundial de Cegos, que ocorrerá nos dias 4 e 5 de setembro. Esta é a instância máxima de decisão da organização, responsável por definir as diretrizes globais para os próximos quatro anos e eleger novos representantes internacionais. Nesta mesma data, nos dias 4 e 5, empresas como Meta, Google, Laramara e Fundação Dorina, entre outras, promoverão atividades autogestionadas ao longo de todo o dia, em diferentes salas do Centro de Convenções Anhembi. Confira toda a programação AQUI.
Para coroar a celebração, haverá ainda um Jantar de Gala no dia 3 de setembro, no icônico Hotel Unique, localizado na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, reunindo participantes em uma noite de confraternização exclusiva.
Com participantes confirmados de todos os continentes, o Encontro Mundial da Deficiência Visual promete ser um marco para a construção de novas políticas públicas, avanços tecnológicos e práticas inclusivas. É também uma oportunidade única de networking global, conhecimento e troca de experiências entre lideranças, especialistas e ativistas.
Serviço | Encontro Mundial da Deficiência Visual
Data: 1º a 5 de setembro de 2025
Local: Centro de Convenções Distrito Anhembi, São Paulo –
Contato: [email protected]
LEIA TAMBÉM
Inscrições para Fórum Paradesportivo da CBDV se encerram em uma semana.
Patrocínio
A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.
Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+55 11 99519 5686 (WhatsApp)
Brenda Mendes
[email protected]
+55 11 98638 6470 (WhatsApp)