Grand Prix da IBSA movimenta São Paulo na próxima semana
Duas judocas competindo em uma luta de judô. Uma delas veste um quimono azul, Meg Emmerich, e a outra usa um quimono branco, Rebeca Silva. Elas estão segurando o quimono uma da outra, mostrando concentração e força física. O ambiente é um ginásio com arquibancada e várias pessoas ao fundo assistindo à disputa. Crédito: Taba Benedicto/CBDV

Grand Prix da IBSA movimenta São Paulo na próxima semana

por Comunicação CBDV publicado 2025/12/13 15:58:29 GMT-3, Última modificação 2025-12-13T15:58:29-03:00
Grand Prix e IBSA Judo American Championships ocorrem no CT entre 16 e 18 de dezembro, com transmissão no Youtube

13/12/2025
São Paulo/SP


Na próxima semana, o Centro Paralímpico, em São Paulo, vai reunir 258 atletas do mundo inteiro para disputar o Grand Prix da IBSA, que será organizado pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) com apoio do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), nos dias 16 e 17 de dezembro. Está é a segunda vez que o Brasil recebe a competição, a última vez foi em 2022. Vinte e seis atletas brasileiros foram convocados para defender o país em mais uma etapa do judô internacional. A competição vale pontos no ranking mundial, principal critério de seleção para os Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028


Além do Grand Prix da IBSA, será disputado também o IBSA Judo American Championships, no dia 18 de dezembro, reunindo os melhores judocas de todo o continente. O Brasil terá 26 atletas em ação nos dois eventos. Além deles, outros três judocas foram convocados exclusivamente para o torneio do dia 18, completando a delegação brasileira na competição. Vinte e nove atletas foram convocados para a VI Fase de Treinamento de Judô, realizada entre os dias 6 e 12 de dezembro, como preparação para os dois campeonatos internacionais. Na segunda-feira (15), será realizado o sorteio que definirá o chaveamento das lutas.


Em outubro, os principais atletas do país entraram em ação no Grand Prix da CBDV e confirmaram o favoritismo em casa. Agora, o desafio é enfrentar, também em casa, os principais adversários do mundo e do continente. A competição será transmitida ao vivo pelos canais da CBDV e da IBSA no YouTube.

 

Seleção Brasileira busca terminar ano com chave de ouro

54884768305_5e6a73bc59_c.jpg
Duas atletas praticando judô em uma competição. Alana Maldonado está de kimono branco, em pé, inclinada para frente, enquanto segura a outra atleta, que está de kimono azul e deitada de costas no tatame. Ao fundo, há banners e placas com logos relacionados ao evento esportivo, além de alguns espectadores e árbitros. No kimono azul, há o nome "M. Ferreira" visível. O ambiente é um ginásio esportivo coberto, com um tatame amarelo. Crédito: Taba Benedicto/CBDV

Depois de fazer na França sua melhor campanha na história das Paralimpíadas, o Brasil se manteve em alta na modalidade neste ano, conquistando os títulos do Grand Prix do Egito, em agosto, do Campeonato Mundial de Astana, em maio, e da Copa do Mundo disputada em Tbilisi, na Geórgia. Agora, o país vai sediar uma etapa do Grand Prix da IBSA e o American Championship e busca encerrar o ano mais uma vez no topo, dessa vez em casa.


O treinador do Brasil, Jaime Bragança, falou sobre os preparativos: "A nossa preparação foi muito boa, conseguimos realizar uma excelente fase de treinamento antes do Grand Prix e Parapan. Treinamos junto com os atletas da França e África do Sul. Convocarmos pra essas duas competições os principais atletas do Brasil junto com os jovens da Seleção de Base. Essa vai ser uma excelente oportunidade para que nossos atletas tenham o melhor desempenho dentro de casa e nossos jovens ganhem experiência nestas excelentes competições".


Alana Maldonado, que se tornou tricampeã mundial no Cazaquistão em maio, falou sobre a expectativa para a competição: "A gente vem se preparando o ano todo, um ano intenso de muitas competições importantes, muitos treinos, fase de treinamento, e agora estamos tendo o privilégio de encerrar o ano com duas competições aqui no Brasil, com a nossa torcida, o nosso fuso horário. Então é uma energia muito boa, é sempre muito bom competir no Brasil, em casa ainda mais uma competição grande como essas duas. Estamos seguindo firme nos treinos, bem focada, e tenho certeza que serão dias de glória, dias de conquista, e estamos preparados para isso".

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


COMUNICAÇÃO CBDV
Brenda Mendes
[email protected]
+55 11 98638 6470 (WhatsApp)

Voltar ao topo