Brasil perde do Japão nos pênaltis e fica em quarto na Copa do Mundo de futebol de cegas
Lance do jogo entre japonesas e brasileiras. Todas as jogadoras brasileiras estão usando vendas nos olhos, camisas amarelas e calções azuis. Uma jogadora japonesa de camiseta branca e número 13 está sendo marcada por duas jogadoras do Brasil, Sarah e Eliane. Atrás das jogadoras é possível ver o gol e outras atletas. O gramado é sintético. Fotos: Renan Cacioli/CBDV.

Brasil perde do Japão nos pênaltis e fica em quarto na Copa do Mundo de futebol de cegas

por Comunicação CBDV publicado 2025/10/11 10:26:00 GMT-3, Última modificação 2025-10-11T12:02:55-03:00
Bronze escapa por pouco da Seleção Brasileira em sua primeira competição oficial na história; atletas valorizam campanha

11/10/2025
Kochi/IND


Seleção Brasileira de futebol de cegas acabou derrotada neste sábado (11) pelo Japão, nos pênaltis (2 a 1), após 0 a 0 no tempo regulamentar, e ficou de fora do pódio da Copa do Mundo da Índia, disputada em Kochi. Apesar da tristeza pela perda da medalha de bronze, as atletas fizeram questão de valorizar o fato de, em sua primeira competição oficial na história, já terem terminado entre as quatro melhores do mundo – a Argentina se sagrou bicampeã ao derrotar a Inglaterra na final por 2 a 0


"Foi a realização de um sonho. Estar entre as quatro melhores do mundo é motivo de muito orgulho. Muitas pessoas não acreditavam na gente, mas fomos guerreiras. Foram 19 dias em que a gente se encontrou para treinar, então, acho que fizemos muito. A gente queria muito a medalha, mas o que fizemos aqui vale mais do que qualquer medalha", disse a ala Eliane, de 39 anos, autora do primeiro gol da Seleção na história, na vitória por 1 a 0 sobre a Índia que marcou a abertura do Mundial em Kochi.

 

177A0209.JPG
Foto fechada no rosto de Elaine após o jogo, quando o grupo se reuniu para conversar ainda no campo. Ela tem o semblante triste e abatido, e fecha os olhos enquanto chora.


Os 19 dias mencionados por ela se referem a quantidade de dias em que as mulheres treinaram com bola ao longo dos quatro campings de treinamento realizados em 2025. A Seleção foi criada apenas este ano, fruto de um projeto implementado pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) para fomentar a modalidade, que já é potência no masculino, entre as mulheres. Do trabalho desenvolvido, formou-se o grupo de dez atletas que viajaram até a Índia.


Em Kochi, as brasileiras disputaram cinco partidas na competição e perderam apenas uma no tempo normal de jogo, a semifinal para a Argentina. Além do já citado triunfo sobre as indianas, o time conseguiu dois empates na fase de grupos: 1 a 1 com a Inglaterra e o 0 a 0 diante da Polônia. No confronto valendo o bronze, novo 0 a 0 ao longo dos 40 minutos regulamentares.

 


Nas penalidades, Tamiris abriu a série de cobranças e marcou para o Brasil. Noa Nishiyama também fez o dela para as japonesas. Na segunda série, ambas as equipes erraram: Eri Moura bateu no centro do gol, e Hana Shimatani chutou para fora. Fechando a terceira rodada de cobranças, Sarah bateu no meio do gol, e a goleira pegou, mas Haruka Wakasugui achou o canto esquerdo da goleira Bruna e decretou a vitória das asiáticas.


"Foi uma decisão bem importante. Eu estava tranquila porque confiava nas meninas, mas faltou só um pouquinho. Nós somos muito merecedoras do que conquistamos até aqui. Batalhamos até o fim, não demos mole para nenhum time, jogamos com alegria no pé e estamos entre as quatro primeiras. A equipe toda está de parabéns. Tenho um orgulho tremendo dessa equipe!", disse a goleira Bruna, de 26 anos, escalada apenas para a decisão por pênaltis – Lígia foi a titular durante a maior parte do torneio.


Sobre a Copa do Mundo 2025


A competição teve início no último dia 5 com a participação de oito países: Argentina, Brasil, Canadá, Índia, Inglaterra, Japão, Polônia e Turquia. Além dos jogos valendo medalhas, houve também disputas pelos sétimo e quinto lugares. Esta foi a segunda edição da Copa do Mundo, torneio organizado pela IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos). Na primeira edição, realizada em 2023, em Birmingham, na Inglaterra, a Argentina se sagrou campeã. 


Confira todos os resultados da Copa do Mundo de Futebol de Cegas 2025:

 

COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DE CEGAS - KOCHI 2025
JOGO       GRUPO
Domingo, 5 de outubro
Jogo 01 ÍNDIA 0 X 1 BRASIL A
Segunda-feira, 6 de outubro
Jogo 02 INGLATERRA 2 X 0 POLÔNIA A
Jogo 03 JAPÃO 1 X 0 TURQUIA B
Jogo 04 ARGENTINA 5 X 0 CANADÁ B
Terça-feira, 7 de outubro
Jogo 05 BRASIL 1 X 1 INGLATERRA A
Jogo 06 CANADÁ 0 X 5 JAPÃO B
Jogo 07 ARGENTINA 1 X 0 TURQUIA B
Jogo 08 ÍNDIA 2 X 0 POLÔNIA A
Quarta-feira, 8 de outubro
Jogo 09 JAPÃO 0 X 1 ARGENTINA B
Jogo 10 CANADÁ 0 X 1 TURQUIA B
Jogo 11 BRASIL 0 X 0 POLÔNIA A
Jogo 12 INGLATERRA 2 X 1 ÍNDIA A
JOGO           FASE
Sexta-feira, 10 de outubro
Jogo 13 ÍNDIA 1 X 0 TURQUIA 5º lugar
Jogo 14 POLÔNIA 0 (2) X (1) 0 CANADÁ 7º lugar
Jogo 15 INGLATERRA 0 (1) X (0) 0 JAPÃO Semi 1
Jogo 16 ARGENTINA 1 X 0 BRASIL Semi 2
Sábado, 11 de outubro
Jogo 17 JAPÃO 0 (2) X (1) 0 BRASIL Bronze
Jogo 18 INGLATERRA 0 X 2 ARGENTINA Final

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.

 

Apoio

A participação da delegação brasileira na Copa do Mundo da Índia tem o apoio do Ministério do Esporte do Governo Federal.


COMUNICAÇÃO CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Brenda Mendes
[email protected]
+55 11 98638 6470 (WhatsApp)

Voltar ao topo