CBDV promoverá Fórum Paradesportivo durante Encontro Mundial da Deficiência Visual
Banner em tons de azul, branco e amarelo. No topo, em letras grandes, está escrito: "FÓRUM PARADESPORTIVO DA CBDV". Abaixo, "04 e 05 de setembro de 2025". À direita, lê-se: "Centro de Convenções Distrito Anhembi SÃO PAULO-SP". Na parte inferior esquerda, há os logotipos do Encontro Mundial da Deficiência Visual SÃO PAULO 2025, da ONCB, da CBDV e do CPB.

CBDV promoverá Fórum Paradesportivo durante Encontro Mundial da Deficiência Visual

por Comunicação CBDV publicado 2025/08/13 10:16:41 GMT-3, Última modificação 2025-08-13T10:16:41-03:00
Primeiras 200 inscrições serão gratuitas; confira a programação do evento e saiba como participar

13/08/2025
São Paulo/SP

 

A CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) está com inscrições abertas para o Fórum Paradesportivo para Pessoas Cegas e com Baixa Visão: Uma Jornada de Excelência da Gestão ao Pódio, evento que ocorrerá em São Paulo, nos dias 4 e 5 de setembro, dentro da programação do 11º Encontro Mundial da Deficiência Visual, que começará no dia 1º e vai até o dia 5.


O evento proposto terá como estrutura central a realização de painéis temáticos, que abordarão aspectos essenciais da organização e expansão do paradesporto. Entre os temas, estarão em foco: as experiências de governança esportiva; os mecanismos de fomento e sustentabilidade; as políticas de base; a formação de profissionais; e o alto rendimento nas modalidades administradas pela CBDV. A programação completa pode ser encontrada mais abaixo.


"No âmbito do Encontro, inserir o paradesporto nesse contexto é não apenas oportuno, mas estratégico. A realização do Fórum permitirá dar visibilidade às conquistas, aos desafios e às potencialidades dessa agenda, reforçando o papel do esporte como ferramenta de inclusão, superação de limites, enfrentamento de barreiras e fortalecimento de identidades individuais e coletivas", explica o Coordenador de Gestão Estratégica da CBDV, professor Carlos Ferrari.


O Encontro Mundial da Deficiência Visual é promovido há mais de 40 anos pela União Mundial de Cegos (WBU – World Blind Union), principal organização internacional dedicada à representação e defesa dos direitos das pessoas cegas e com baixa visão. Realizado a cada quatro anos, o evento se consagrou como o maior e mais relevante fórum global para a troca de experiências, inovação, articulação política e técnica no campo da deficiência visual.


Pela primeira vez em 11 edições, a América Latina será sede e terá como país-anfitrião o Brasil. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas exclusivamente online, no site mundialdadeficienciavisual.com.br. Os valores variam conforme a categoria e a data de inscrição, com descontos especiais para brasileiros graças a subsídios de patrocinadores. O Holiday Inn Parque Anhembi é o hotel oficial do evento, oferecendo tarifas promocionais para os participantes que adquiram quartos juntamente com a inscrição.


A realização do evento no Brasil se dá por meio da ONCB (Organização Nacional de Cegos do Brasil), em parceria com o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) e a CBDV. CLIQUE AQUI para saber mais detalhes do Encontro.


Inscrições e Programação


O Fórum Paradesportivo para Pessoas Cegas e com Baixa Visão vai acontecer dentro do espaço do Encontro Mundial, no Centro de Convenções Distrito Anhembi. As primeiras 200 pessoas que se inscreverem por meio DESTE LINK terão acesso gratuito. Basta preencher o formulário com: nome completo, idade, CPF e cidade de origem.


Confira a programação prevista (sujeita a alterações):


04 de setembro

13h00: Mesa de Abertura

  • Participação dos Presidentes da IBSA (International Blind Sports Association), do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) e da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais).

13h30: Painel 1 – O Paradesporto em Movimento: Lutas, Conquistas e Desafios

  • Paradesporto como política de direitos: memória, avanços e estratégias para a consolidação de um lugar de excelência: Mizael Conrado, Secretário-Geral do Comitê Paralímpico Brasileiro.
  • Gestão estratégica e inovação nos clubes e federações: experiências e modelos inspiradores: João Batista, Presidente do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos.
  • Gestão estratégica e sustentabilidade institucional: Metodologias e histórias que inspiram a sociedade por meio do esporte: Professor Carlos Ferrari, Coordenador de Gestão Estratégica da CBDV.

15h30: Painel 2 – Governança, Participação e Gestão com Transparência

  • O conselho de atletas como espaço para o fortalecimento da participação e da transparência no paradesporto: papéis e desafios: Thiago da Silva, presidente do Conselho de Atletas da CBDV.
  • Transparência como valor institucional: boas práticas e prestação de contas acessível: Renata Pozzi, presidente do Conselho Fiscal da CBDV.
  • A participação de conselheiros(as) independentes em conselhos de administração: Novos olhares para o aprimoramento contínuo da governança: Sumaia de Vasconcellos Miguel, Membro do Conselho de Administração da CBDV.


05 de setembro

08h30: Painel 3 – Da Base ao Pódio: Um Caminho de Inclusão, Conquistas, Desenvolvimento e Valorização das Potencialidades

  • Iniciação esportiva com intencionalidade inclusiva: o papel da articulação com demais políticas públicas, OSCS e Centro de Referência Paraolímpica: João Casteleti, Gerente de Educação e Ciência do Comitê Paralímpico Brasileiro.
  • Profissionais da base e suas múltiplas competências: técnicas, sociais e pedagógicas: Luis Felipe Castelli, Coordenador de Seleções da CBDV.
  • Mulheres no paradesporto: desafios para equidade desde a formação até a competição: Ana Gomes, auxiliar técnica da Seleção Brasileira de base de judô paralímpico.

10h30: Painel 4 – Em Busca da Excelência: A Anatomia da Conquista de uma Medalha

  • A consolidação do Goalball no Brasil: Difusão, aprimoramento, conquistas e renovação, um movimento que cresce a cada dia: Alessandro Tosim, treinador da Seleção Brasileira feminina de goalball.
  • Tecnologia, ciência e dados no alto rendimento: Pesquisa, inovação e performance em sinergia: Alexandre Sérgio Silva, Coordenador de Fisiologia e Ciência da Equipe Multidisciplinar da CBDV.
  • Além do Tatame: Como a disciplina, o compromisso e o trabalho em rede levam o judô brasileiro à excelência: Jaime Bragança, treinador da Seleção Brasileira de judô paralímpico.
  • É gol do Brasil: Como o esporte mais amado do país segue formando os melhores do mundo: Fábio Vasconcelos, Coordenador Técnico de Seleções da CBDV.

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Brenda Mendes
[email protected]
+55 11 98638 6470 (WhatsApp)

Voltar ao topo