Judô paralímpico vai 'bombar' na próxima semana com transmissão no Sportv
23/10/2025
São Paulo/SP
O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, vai receber, na próxima semana, cerca de 240 judocas do Brasil todo para disputar a segunda etapa do Grand Prix e da Copa Loterias Caixa de judô paralímpico, principais eventos nacionais da modalidade que contam com organização da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) e apoio do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) e do CBCP (Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos).
O Grand Prix é o equivalente ao Campeonato Brasileiro de judô paralímpico e acontece todo ano em duas etapas, uma em cada semestre da temporada. Os principais nomes da modalidade, incluindo os medalhistas nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, vão competir na capital paulista. Na segunda-feira (27), mais de 140 judocas começarão as disputas a partir das 9h (de Brasília). O bloco final, com as lutas valendo medalha, será às 15h e contará com transmissão ao vivo no Sportv.
Já a Copa Loterias Caixa é voltada a atletas iniciantes, a partir dos 12 anos de idade. Há quatro categorias: sub-13, sub-15, sub-21 e sênior. Até o ano passado, ela era realizada no mesmo dia do Grand Prix. A mudança a partir de 2025 visa dar maior visibilidade ao torneio. As lutas acontecerão na terça-feira (28), a partir das 8h (de Brasília). A entrada no CT Paralímpico é gratuita.
CLIQUE AQUI E CONFIRA A LISTA DE INSCRITOS NO GRAND PRIX E NA COPA LOTERIAS CAIXA.
Modalidade só cresce
Somadas as duas competições, foram 242 judocas inscritos, contra 189 da segunda etapa do ano passado, aumento de quase 30%. Em relação a 2023, quando houve 162 nomes inscritos, o percentual é ainda maior: 55,5%.
O número crescente a cada ano tem algumas explicações, segundo aponta o gerente técnico e de eventos da CBDV, Felipe Menescal: "Esse aumento expressivo no número de inscritos é resultado direto do trabalho que temos feito nos últimos anos para fortalecer o judô paralímpico. Os bons resultados do Brasil em competições internacionais têm inspirado mais atletas a participarem, e a reestruturação que promovemos — como a separação do Grand Prix e da Copa Loterias Caixa em dias distintos — também contribuiu para dar mais visibilidade e melhor organização aos eventos".
Depois de fazer na França sua melhor campanha na história das Paralimpíadas, o Brasil se manteve em alta na modalidade. Este ano, conquistou os títulos do Grand Prix do Egito, em agosto, do Campeonato Mundial de Astana, em maio, e da Copa do Mundo disputada em Tbilisi, na Geórgia. Em dezembro, o país vai sediar uma etapa do Grand Prix da IBSA e o Pan-Americano, ambos marcados para São Paulo. Para o próximo ano, a Federação Internacional de Esportes para Cegos já reservou data para mais uma etapa do circuito mundial na capital paulista, confirmando o país na rota dos principais eventos de judô paralímpico.
Patrocínio
A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.
Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+55 11 99519 5686 (WhatsApp)
Brenda Mendes
[email protected]
+55 11 98638 6470 (WhatsApp)
