Trinta atletas da CBDV são convocados para o Parapan de Jovens do Chile
Cartaz colorido com o anúncio dos convocados para os Jogos Parapan-Americanos de Jovens, que acontecerão no Chile em 2025. No lado esquerdo, estão escritas as seguintes informações: "convocados Parapan Americanos de jovens CHILE | 2025" No canto inferior esquerdo estão os logos do Comitê Paralímpico Brasileiro e um brasão do Brasil com os dizeres “BRASIL PARALÍMPICO”. No lado direito da imagem, há uma jovem atleta negra em uma cadeira de rodas, sorrindo, vestindo uniforme amarelo com verde do Brasil, e segurando uma bandeira do Brasil aberta. Fundos com linhas, círculos e traços coloridos, criando um visual vibrante e alegre.

Trinta atletas da CBDV são convocados para o Parapan de Jovens do Chile

por Comunicação CBDV publicado 2025/09/17 11:48:00 GMT-3, Última modificação 2025-09-17T12:20:22-03:00
Torneio será disputado em três regiões diferentes do país sul-americano, entre os dias 31 de outubro e 9 de novembro; confira as listas

17/09/2025
São Paulo/SP


CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) divulgou nesta quarta-feira (17) a convocação de 104 atletas de 11 modalidades para os Jogos Parapan-Americanos de Jovens do Chile de 2025, que será realizada de 31 de outubro a 9 de novembro. A competição está distribuída entre três localidades: região metropolitana de Santiago, Valparaíso e O'Higgins. A CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) estará representada por 30 competidores, ou seja, cerca de 28% do grupo: 12 do futebol de cegos, 12 do goalball e seis do judô.


👉 CONFIRA A CONVOCAÇÃO COMPLETA AQUI


"Eu estava muito ansiosa aguardando essa convocação, queria muito ser convocada. Descobrir que eu fui me trouxe uma alegria enorme. É um sonho realizado porque é uma competição muito importante. E, para a minha carreira, é mais um passo, mais uma conquista e mais uma oportunidade que vou agarrar com todas as minhas forças", diz a judoca cearense Wiliany Costa, de 16 anos, que luta na categoria até 60kg da classe J1 (cegos totais) e vai disputar o Parapan de Jovens pela primeira vez. Ela nasceu com retinopatia de prematuridade.

 

54583466300_95bcc6009b_k.jpg
Duas mulheres praticando judô estão usando quimonos azuis e se enfrentando, agarrando-se pelas mangas e golas dos quimonos, em posição de treino. Wiliany é a da direita. Ao fundo, outros praticantes também treinam, alguns com quimonos brancos e outros azuis. Crédito: Renan Cacioli/CBDV.


Outra estreante na competição é a paulista Julia Martins Tenório, de 16 anos. Atleta de goalball da APADV-SP (Associação de Pais, Amigos e Deficientes Visuais), ela não esconde a ansiedade pela ida ao Chile. "Estou muito feliz, não acreditei quando o Márcio, técnico da base, me falou. Só quando eu vi meu nome escrito que eu acreditei, até chorei de emoção. Será uma experiência incrível, minha primeira viagem internacional!", falou a atleta, que perdeu a visão devido a uma doença chamada encefalocele occipital, uma má formação congênita do sistema nervoso.


O evento é destinado para competidores de 14 a 21 anos. De acordo com o Comitê Organizador dos Jogos, o Parapan reunirá 33 países do continente em sua sexta edição. São aguardados mais de 1.500 atletas para competir em 13 modalidades: bocha, futebol de cegos, futebol PC (paralisados cerebrais), goalball, basquete em cadeira de rodas (3×3 e 5×5), judô, atletismo, natação, halterofilismo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, vôlei sentado e tiro com arco.


Histórico


Na última edição, realizada em 2023, em Bogotá (COL), o Brasil foi representado por 96 atletas de 19 estados e o DF. O país terminou a competição com 52 medalhas (30 ouros, 13 pratas e nove bronzes) e foi campeão em nove das dez modalidades que disputou. Foi também nesta edição que o Brasil atingiu a marca de 500 medalhas conquistadas na história do evento e chegou a 534 pódios nas quatro edições em que competiu.


A CBDV brilhou na capital colombiana com o título do futebol de cegos na final contra a Argentina, o ouro com os rapazes e o bronze com as garotas do goalball, e os ouros com os cinco judocas que defenderam o país – um deles, Marcelo Casanova, ainda foi um dos porta-bandeiras do Brasil na Cerimônia de Abertura.


Antes, em 2017, na única edição sediada no Brasil, o país liderou o quadro de medalhas. Foram 139 pódios no total: 66 ouros, 41 pratas e 32 de bronzes. O Brasil não participou apenas da primeira edição do Parapan de Jovens, sediada em Barquisimeto, na Venezuela, em 2005. A estreia do país veio quatro anos depois, em Bogotá, na Colômbia, onde foram conquistadas 134 medalhas (78 de ouro, 39 de prata e 17 de bronze). Em 2013, na cidade de Buenos Aires (Argentina), o país teve seu melhor desempenho e foi campeão com 209 pódios (102 ouros, 65 pratas e 42 bronzes).

*Com informações do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Brenda Mendes
[email protected]
+55 11 98638 6470 (WhatsApp)

Voltar ao topo