
Trinta atletas da CBDV são convocados para o Parapan de Jovens do Chile
17/09/2025
São Paulo/SP
O CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) divulgou nesta quarta-feira (17) a convocação de 104 atletas de 11 modalidades para os Jogos Parapan-Americanos de Jovens do Chile de 2025, que será realizada de 31 de outubro a 9 de novembro. A competição está distribuída entre três localidades: região metropolitana de Santiago, Valparaíso e O'Higgins. A CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) estará representada por 30 competidores, ou seja, cerca de 28% do grupo: 12 do futebol de cegos, 12 do goalball e seis do judô.
👉 CONFIRA A CONVOCAÇÃO COMPLETA AQUI
"Eu estava muito ansiosa aguardando essa convocação, queria muito ser convocada. Descobrir que eu fui me trouxe uma alegria enorme. É um sonho realizado porque é uma competição muito importante. E, para a minha carreira, é mais um passo, mais uma conquista e mais uma oportunidade que vou agarrar com todas as minhas forças", diz a judoca cearense Wiliany Costa, de 16 anos, que luta na categoria até 60kg da classe J1 (cegos totais) e vai disputar o Parapan de Jovens pela primeira vez. Ela nasceu com retinopatia de prematuridade.

Outra estreante na competição é a paulista Julia Martins Tenório, de 16 anos. Atleta de goalball da APADV-SP (Associação de Pais, Amigos e Deficientes Visuais), ela não esconde a ansiedade pela ida ao Chile. "Estou muito feliz, não acreditei quando o Márcio, técnico da base, me falou. Só quando eu vi meu nome escrito que eu acreditei, até chorei de emoção. Será uma experiência incrível, minha primeira viagem internacional!", falou a atleta, que perdeu a visão devido a uma doença chamada encefalocele occipital, uma má formação congênita do sistema nervoso.
O evento é destinado para competidores de 14 a 21 anos. De acordo com o Comitê Organizador dos Jogos, o Parapan reunirá 33 países do continente em sua sexta edição. São aguardados mais de 1.500 atletas para competir em 13 modalidades: bocha, futebol de cegos, futebol PC (paralisados cerebrais), goalball, basquete em cadeira de rodas (3×3 e 5×5), judô, atletismo, natação, halterofilismo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, vôlei sentado e tiro com arco.
Histórico
Na última edição, realizada em 2023, em Bogotá (COL), o Brasil foi representado por 96 atletas de 19 estados e o DF. O país terminou a competição com 52 medalhas (30 ouros, 13 pratas e nove bronzes) e foi campeão em nove das dez modalidades que disputou. Foi também nesta edição que o Brasil atingiu a marca de 500 medalhas conquistadas na história do evento e chegou a 534 pódios nas quatro edições em que competiu.
A CBDV brilhou na capital colombiana com o título do futebol de cegos na final contra a Argentina, o ouro com os rapazes e o bronze com as garotas do goalball, e os ouros com os cinco judocas que defenderam o país – um deles, Marcelo Casanova, ainda foi um dos porta-bandeiras do Brasil na Cerimônia de Abertura.
Antes, em 2017, na única edição sediada no Brasil, o país liderou o quadro de medalhas. Foram 139 pódios no total: 66 ouros, 41 pratas e 32 de bronzes. O Brasil não participou apenas da primeira edição do Parapan de Jovens, sediada em Barquisimeto, na Venezuela, em 2005. A estreia do país veio quatro anos depois, em Bogotá, na Colômbia, onde foram conquistadas 134 medalhas (78 de ouro, 39 de prata e 17 de bronze). Em 2013, na cidade de Buenos Aires (Argentina), o país teve seu melhor desempenho e foi campeão com 209 pódios (102 ouros, 65 pratas e 42 bronzes).
*Com informações do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).
Patrocínio
A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.
Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+55 11 99519 5686 (WhatsApp)
Brenda Mendes
[email protected]
+55 11 98638 6470 (WhatsApp)