São Paulo sediará Copa do Mundo de Futebol de Cegos em 2027, após 25 anos
Três jogadores de futebol de olhos vendados, usando uniformes amarelos com detalhes verdes da Seleção Brasileira (com as letras CBDV, indicando Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais). Cássio, Nonato e Tiago Paraná estão com a mão direita sobre o peito, durante o hino nacional. Os números nas camisas são 5, 8 e 9. Ao fundo, pessoas com camisetas vermelhas. Esses jogadores participam de uma partida de futebol de cegos. Crédito: Renan Cacioli/CBDV

São Paulo sediará Copa do Mundo de Futebol de Cegos em 2027, após 25 anos

por Comunicação CBDV publicado 2025/12/01 12:19:00 GMT-3, Última modificação 2025-12-01T12:32:04-03:00
Torneio reunirá times masculinos e femininos em solo brasileiro; Brasil busca hexacampeonato

01/12/2025
São Paulo/SP

 

Depois de 25 anos, o Brasil será sede da Copa do Mundo de Futebol de Cegos da IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos), com organização da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais). A competição terá as modalidades masculina e feminina e ocorrerá em julho de 2027, em São Paulo. A última vez que o país sediou o torneio foi em 2002, ano em que a Seleção Brasileira ficou em terceiro lugar.


"Sediar novamente o Campeonato Mundial de Futebol para Cegos, mais de duas décadas depois, é um grande motivo de orgulho para o Brasil. Nosso país é uma referência global no esporte, e trazer este evento para cá mais uma vez demonstra a confiança da IBSA no trabalho que realizamos. Também temos a honra de organizar, pela primeira vez, o Campeonato Mundial Feminino em solo brasileiro — um marco histórico para o crescimento e a visibilidade das mulheres no esporte paralímpico. Estamos totalmente comprometidos em oferecer uma competição de nível mundial e proporcionar a melhor experiência possível para atletas, equipes e torcedores", celebrou Helder Araújo, presidente da CBDV.


A Seleção Brasileira masculina de futebol de cegos busca o hexacampeonato em casa. A equipe venceu o torneio mais importante da modalidade cinco vezes, em 1998, 2000, 2010, 2014 e 2018. Na última edição, na Inglaterra, o Brasil ficou em terceiro lugar após perder a semifinal para a China. Na disputa pelo bronze, a Seleção venceu a Colômbia por 7 a 1. A Argentina se sagrou campeã ao vencer os chineses na final.


Já a Seleção Brasileira feminina de futebol de cegas foi criada em 2025, após um projeto implementado pela CBDV para o desenvolvimento da modalidade. Em outubro deste ano, a equipe disputou pela primeira vez um campeonato oficial e já estreou em grande estilo na Copa do Mundo, realizada na Índia. Com uma campanha de destaque, o Brasil terminou na quarta colocação após ser derrotado pelo Japão nos pênaltis. O Mundial de 2027 será o terceiro da modalidade. O primeiro foi realizado na Inglaterra e sagrou a Argentina campeã. No último, as argentinas conquistaram o bicampeonato.


Na última semana, a IBSA anunciou também que São Paulo será sede da primeira edição da Copa América de Futebol de Cegas, que acontecerá em setembro de 2026.

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.

 

COMUNICAÇÃO CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Brenda Mendes
[email protected]
+55 11 98638 6470 (WhatsApp)

Voltar ao topo