Seleção Brasileira de futebol vence México na estreia do Parapan de Jovens
Jogo de futebol de cegos. Dois jogadores usando vendas nos olhos e uniformes do Brasil (camisas amarelas, calções azuis, meiões azuis), comemoram em campo de grama artificial após o gol da equipe. O chamador, de verde, também aparece comemorando ao fundo. Anael está em evidência, com a camiseta com o número 10. No fundo vê-se uma placa colorida e parte de uma grade de proteção. Crédito: Ale Cabral/CPB

Seleção Brasileira de futebol vence México na estreia do Parapan de Jovens

por Comunicação CBDV publicado 2025/11/05 16:16:00 GMT-3, Última modificação 2025-11-05T16:57:14-03:00
Brasil derrotou os mexicanos por 2 a 0 nesta quarta; amanhã, time enfrenta o Peru

05/11/2025
Santiago/CHI

 

A Seleção Brasileira de futebol de cegos fez nesta quarta-feira (5) sua partida de estreia nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, em Santiago, no Chile. Os rapazes começaram com o pé direito e venceram o México por 2 a 0, gols de Anael e Paulinho. Além de brasileiros e mexicanos, a modalidade reúne no torneio Argentina, Colômbia, Paraguai e Peru. 


Grupo A: 
Argentina, Colômbia e Paraguai

Grupo B: Brasil, México e Peru


O time entra novamente em ação novamente nesta quinta, desta vez, contra o Peru, às 12h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo NESTE LINK. Se vencer, avança à semifinal, marcada para sábado. A decisão acontece no domingo.


"A estreia foi dentro do esperado. É sempre um jogo muito complicado emocionalmente. A gente acaba errando alguns detalhes que não é costume errar. Eu cometi a quinta falta e me cobrei muito para fazer esse gol, então, por conta disso, ele (o gol) se torna muito importante para mim. É importante também para o time, quebrou o gelo em uma partida que vinha muito tensa. E agora, no finalzinho, conseguimos fazer mais um e garantir os três pontos", analisou o ala Anael, jogador da APADV-SP.


No primeiro tempo, a equipe brasileira começou pressionando o México, e o goleiro adversário foi acionado diversas vezes. Porém, a primeira chance mais clara de gol foi dos rivais, que cobraram um tiro livre direto para fora. Liderando o time com a braçadeira de capitão, Anael conseguiu balançar a rede após uma grande jogada de escanteio. O atleta bagunçou a zaga e inaugurou o placar em Santiago. Na segunda etapa, o Brasil continuou superior. Os comandados do técnico Fabiano de Carvalho, o Baleia, tiveram várias chances para ampliar a vantagem, mas acabavam parando nas mãos do goleiro. Até que, faltando 10 segundos para o fim da partida, Paulinho apareceu para estufar a rede, cortando dois marcadores e acertando o alto do gol.


No outro confronto do dia, a Argentina aplicou uma goleada elástica sobre o Paraguai: 13 a 1. Os paraguaios voltam a campo amanhã, diante da Colômbia, enquanto os argentinos folgam na rodada.

Sobre o Parapan de Jovens


O evento, que está em sua sexta edição, é destinado a competidores de 14 a 21 anos. São 33 países do continente e mais de 1.500 atletas de 13 modalidades: bocha, futebol de cegos, futebol PC (paralisados cerebrais), goalball, basquete em cadeira de rodas (3×3 e 5×5), judô, atletismo, natação, halterofilismo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, vôlei sentado e tiro com arco.


A competição de goalball acabou na terça-feira com o Brasil campeão tanto no feminino quanto no masculino.

 

Histórico

Na última edição, realizada em 2023, em Bogotá (COL), o Brasil terminou a competição com 52 medalhas (30 ouros, 13 pratas e nove bronzes) e foi campeão em nove das dez modalidades que disputou. A CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) brilhou na capital colombiana com o título do futebol de cegos na final contra a Argentina, o ouro com os rapazes e o bronze com as garotas do goalball, e os ouros com os cinco judocas que defenderam o país.


Antes, em 2017, na única edição sediada no Brasil, o país liderou o quadro de medalhas. Foram 139 pódios no total: 66 ouros, 41 pratas e 32 de bronzes. O Brasil não participou apenas da primeira edição, sediada em Barquisimeto, na Venezuela, em 2005. A estreia do país veio quatro anos depois, em Bogotá, na Colômbia, onde foram conquistadas 134 medalhas (78 de ouro, 39 de prata e 17 de bronze). Em 2013, em Buenos Aires (Argentina), o país foi campeão com 209 pódios (102 ouros, 65 pratas e 42 bronzes).


Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


COMUNICAÇÃO CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Brenda Mendes
[email protected]
+55 11 98638 6470 (WhatsApp)

Voltar ao topo