
Seleção Brasileira de judô intensifica preparação para o Grand Prix da IBSA
26/09/2025
São Paulo
A Seleção Brasileira de judô se reuniu nesta semana para uma série de treinamentos no Centro Esportivo da Mooca durante a quarta Fase de Treinamento do calendário da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficiente Visuais). A reunião acontece um mês após o Grand Prix do Egito, em que o Brasil se sagrou campeão. Vinte atletas foram convocados, sendo 11 deles medalhistas na última competição: Arthur Silva, Brenda Freitas, Felipe Amorim, Larissa Silva, Millena Freitas, Rebeca Silva, Willians Araújo e Lucia Araújo (ouro); Marcelo Casanova e Meg Emmerich (prata); e Maria Núbea Lins (bronze).
Já de olho no próximo desafio internacional, o Grand Prix da IBSA, que acontecerá em dezembro, em São Paulo, o bicampeão mundial Wilians Araújo falou sobre os últimos resultados da Seleção Brasileira: "Antes, a gente viajava, chegava às competições internacionais e nossos colegas falavam que os atletas de outros países riam: 'vai lutar com brasileiro'. Hoje, a gente está sendo referência mundial, cada vez mais conquistando resultados importantes — primeiro em Paris, primeiro no Mundial, nos Grand Prix, nem se fala. É muito gratificante poder vivenciar tudo isso, poder chegar a uma competição internacional e as pessoas olharem para a gente com respeito, sabendo que o trabalho é bem feito. Todos os atletas se dedicam demais, vivemos do judô. Temos que agradecer muito à CBDV por proporcionar tudo isso. A CBDV direciona e organiza tudo aqui, é responsável por esse sucesso".
A campeã paralímpica e mundial Rebeca Silva falou sobre a expectativa para a competição no Brasil: "Lutar em casa é sempre uma grande responsabilidade, um grande compromisso. O Brasil está abrindo portas para termos muito mais campeonatos aqui e a expectativa é repetir meus feitos. Ser campeã dentro de casa é maravilhoso".
Visita do presidente da Federação Paulista de Judô

Nesta sexta-feira (26), a Seleção Brasileira de judô paralímpico recebeu o presidente da FPJ (Federação Paulista de Judô), Henrique Guimarães, no Centro Esportivo da Mooca. O encontro reuniu os treinadores da equipe brasileira Alexandre Garcia, Jaime Bragança e Edinanci Silva. O judoca Wilians Araújo destacou a presença do medalhista olímpico: "Henrique é um grande ídolo do judô, medalhista olímpico. Já tive a oportunidade de estar em outros treinamentos com ele, e isso faz com que a gente tenha certeza de que o judô paralímpico está sendo visto. Ainda há uma certa distância entre o movimento paralímpico e o olímpico, mas essas visitas fazem com que a gente se aproxime ainda mais do movimento do paradesporto".
Rebeca Silva também destacou a importância do encontro: "Estar em contato com a Federação Paulista, principalmente nas fases que acontecem aqui em São Paulo, é superimportante. Isso pode abrir as portas para a gente treinar em outros lugares, nos clubes, e ter essa vivência com o olímpico, o que é muito importante para nós também. O paralímpico tem a crescer ainda mais, como já vem crescendo. É muito bom ter as portas abertas e saber que há pessoas torcendo e lutando para que tenhamos cada vez mais espaço”"
Patrocínio
A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.
COMUNICAÇÃO CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+55 11 99519 5686 (WhatsApp)
Brenda Mendes
[email protected]
+55 11 98638 6470 (WhatsApp)