Brasil vence o Peru e avança às semifinais do Parapan de Jovens
Goleiro, chamador e atleta comemorando em um campo de futebol, vistos de costas. Dois deles vestem camisas verdes, sendo que o do centro usa uma venda nos olhos. Eles se abraçam enquanto caminham juntos, e um terceiro homem, à esquerda, veste uniforme de goleiro em cinza e também está abraçando o grupo. O ambiente é externo, com uma rede e construções ao fundo. A palavra "BRASIL" aparece parcialmente visível na camisa do homem à direita. Foto: Cris Mattos/CPB

Brasil vence o Peru e avança às semifinais do Parapan de Jovens

por Comunicação CBDV publicado 2025/11/06 17:11:00 GMT-3, Última modificação 2025-11-06T18:08:10-03:00
Seleção fecha fase de grupos na liderança e espera rival entre Colômbia e Argentina

06/11/2025
Santiago/CHI

 

A Seleção Brasileira de futebol de cegos venceu o Peru por 1 a 0 nesta quinta-feira, em duelo válido pela fase de grupos dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, em Santiago, no Chile. Foi a segunda vitória da equipe em duas partidas, após o 2 a 0 sobre o México na estreia. O Brasil termina a fase de grupos em primeiro lugar, com seis pontos. Amanhã, a equipe está de folga, mas saberá seu adversário da semifinal, que será definido entre Argentina e Colômbia, que duelam pela liderança do Grupo A.


As partidas das semifinais ocorrem no sábado (8). O Brasil entra em campo às 12h (horário de Brasília), enquanto a outra semifinal acontece às 9h30. A decisão está marcada para domingo.


O jogo, apesar de tenso, estava controlado pela Seleção Brasileira, que dominava grande parte das ações ofensivas. Os ataques de Paulinho, Anael e Kauan ficaram nas mãos do goleiro do Peru. No segundo tempo, o camisa 10, Anael, fez uma bela jogada, puxando para o meio, e disparou uma batida certeira no cantinho do gol, finalizando o placar em 1 a 0.


Paulinho analisou a campanha do Brasil: “A gente vinha trabalhando muito forte, preparado para a fase de grupos, já que enfrentamos essas duas equipes recentemente, no Peru e no México. A gente sabia que os times seriam fortes, principalmente o Peru, que está evoluindo muito e tem um técnico muito inteligente. Sabíamos que seria difícil e que não poderíamos errar. Na última vez, erramos e saiu o gol do empate lá, mas hoje viemos com uma proposta muito forte na defesa, para não deixar respirar. Agora é pensar na semifinal. Ainda não sabemos o adversário, mas quem vier estaremos preparados.”


O técnico Fabiano Carvalho falou sobre a classificação: “Estamos alegres pelo primeiro objetivo alcançado: passar em primeiro e folgar na última rodada. Tínhamos uma ansiedade pelo jogo contra o Peru, por sabermos que tivemos uma partida recente contra a seleção principal deles no México e, por duas vezes, empatamos e não fomos campeões. Mas estou feliz porque hoje adotamos uma postura agressiva na marcação, com a linha bem postada, e com isso o Peru não teve condições de chegar à nossa trave com mais qualidade.”


Nesta sexta-feira, Argentina e Colômbia se enfrentam no Grupo A, às 9h30, enquanto México e Peru duelam pelo Grupo B, às 12h.

Veja as classificações das duas chaves:

FUTEBOL DE CEGOS - GRUPO A
  TIME J P V E D GP GC SG
COLÔMBIA 1 3 1 0 0 15 0 15
ARGENTINA 1 3 1 0 0 13 1 12
PARAGUAI 2 0 0 0 2 1 -28 -27

 

FUTEBOL DE CEGOS - GRUPO B
  TIME J P V E D GP GC SG
BRASIL 2 6 2 0 0 3 0 3
PERU 1 0 0 0 1 0 1 -1
MÉXICO 1 0 0 0 1 0 2 -2


Sobre o Parapan de Jovens


O evento, que está em sua sexta edição, é destinado a competidores de 14 a 21 anos. São 33 países do continente e mais de 1.500 atletas de 13 modalidades: bocha, futebol de cegos, futebol PC (paralisados cerebrais), goalball, basquete em cadeira de rodas (3×3 e 5×5), judô, atletismo, natação, halterofilismo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, vôlei sentado e tiro com arco.


A competição de goalball acabou na terça-feira com o Brasil campeão tanto no feminino quanto no masculino. A CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) também terá seis atletas do judô paralímpico participando do evento no dia 8. São eles: Emerson Junio Correia de Aguiar, Gabriel Ferreira Rodrigues, Giovana Garcia Rodrigues, Jose Cleberson Palheta Santos, Millena Ribeiro de Freitas e Williany Vitoria Costa do Nascimento.

 

Histórico

Na última edição, realizada em 2023, em Bogotá (COL), o Brasil terminou a competição com 52 medalhas (30 ouros, 13 pratas e nove bronzes) e foi campeão em nove das dez modalidades que disputou. A CBDV brilhou na capital colombiana com o título do futebol de cegos na final contra a Argentina, o ouro com os rapazes e o bronze com as garotas do goalball, e os ouros com os cinco judocas que defenderam o país.


Antes, em 2017, na única edição sediada no Brasil, o país liderou o quadro de medalhas. Foram 139 pódios no total: 66 ouros, 41 pratas e 32 de bronzes. O Brasil não participou apenas da primeira edição, sediada em Barquisimeto, na Venezuela, em 2005. A estreia do país veio quatro anos depois, em Bogotá, na Colômbia, onde foram conquistadas 134 medalhas (78 de ouro, 39 de prata e 17 de bronze). Em 2013, em Buenos Aires (Argentina), o país foi campeão com 209 pódios (102 ouros, 65 pratas e 42 bronzes).


Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


COMUNICAÇÃO CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Brenda Mendes
[email protected]
+55 11 98638 6470 (WhatsApp)

Voltar ao topo