Com seis ouros e seis pratas no segundo dia, Brasil vence Grand Prix da IBSA em São Paulo
17/12/2025
São Paulo/SP
A Seleção Brasileira de judô paralímpico conquistou, nesta quarta-feira (19), o título do Grand Prix da IBSA, disputado em São Paulo, após faturar dezenove medalhas em dois dias. Hoje, os quatorze judocas que lutaram foram ao pódio, conquistando seis ouros, seis pratas e dois bronzes. O país terminou em primeiro no quadro geral de medalhas, com 19 ao todo: sete ouros, sete pratas e cinco bronzes. O Cazaquistão, segundo colocado, ficou com dois ouros, duas pratas e dois bronzes. Confira quem medalhou nesta quarta:
- Larissa Silva: OURO (até 60 kg J1)
- Karoline Porto Duarte: PRATA (até 60kg J1)
- Brenda Freitas: OURO (até 70 kg J1)
- Alana Maldonado: OURO (até 70 kg J2)
- Kelly Kethylin Barros Victório: PRATA (até 70 kg J2)
- Erika Cheres Zoaga: OURO (+70 kg J1)
- Millena Freitas: PRATA (+70 kg J1)
- Meg Emmerich: PRATA (+70 kg J2)
- Rebeca Silva: OURO (+70 kg J2)
- Arthur Silva: OURO (até 95 kg J1)
- Marcelo Casanova: PRATA (até 95 kg J2)
- Wilians Araújo: BRONZE (+95 kg J1)
- Felipe Amorim: BRONZE (+95 kg J2)
- Abner Nascimento de Oliveira: BRONZE (+95 kg J2)
CLIQUE AQUI E CONFIRA TODOS OS RESULTADOS DO GRAND PRIX DE SÃO PAULO
Todas as etapas do Grand Prix da IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos) valem pontos no ranking mundial, principal critério de seleção para os Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028. Em 2025, a equipe brasileira se destacou no cenário internacional, como melhor campanha da história no Mundial de Astana em maio. Em março, o país conquistou também a Copa do Mundo disputada em Tbilisi, na Geórgia, e em agosto, conquistou o Grand Prix do Egito.
Brenda Freitas, campeã mundial em Astana e medalhista de ouro no Grand Prix na categoria até 70 kg J1, subiu no palco do Prêmio Paralímpicos na última semana para receber o prêmio de Melhor Atleta de Judô. Hoje, ela conquistou mais uma medalha dourada e fecha o ano no topo: "Lutar em casa deixa a gente mais nervosa, pensei que precisava me controlar para me sair bem, fazer bonito para a família. Mas foi maravilhoso, a torcida fez toda a diferença. Estou conseguindo colocar em prática meus treinos. Ainda tenho muitas coisas para corrigir, as lutas estão cada vez mais difíceis, mas graças a Deus deu certo e essa medalha aqui é especial".
Erika Zoaga, que conquistou a medalha de ouro na categoria +70 kg J1 após uma disputa em melhor de três com Millena Freitas, falou sobre retornar aos tatames: "Foi um ano difícil: tive lesão, fiz cirurgia e voltei. É gratificante e emocionante ao mesmo tempo. Estou bem feliz porque foi meu primeiro campeonato do ciclo e estou satisfeita com o resultado. Agora é continuar me preparando para os próximos".
Amanhã (18), a Seleção Brasileira retorna ao tatame para disputar o Judo American Championships com os melhores atletas do continente e busca terminar o ano com chave de ouro em mais um evento. Você pode acompanhar ao vivo no Youtube da CBDV a partir das 10h (horário de Brasília).
Patrocínio
A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.
COMUNICAÇÃO CBDV
Brenda Mendes
[email protected]
+55 11 98638 6470 (WhatsApp)
