Nonato, Leomon e Alana ganham Prêmio Paralímpicos mais uma vez
Leomon, de calça e camisa social, posa segurando o troféu do Prêmio Paralímpicos. Ao fundo, o banner do evento. Foto: Ale Cabral/CPB.

Nonato, Leomon e Alana ganham Prêmio Paralímpicos mais uma vez

por Comunicação CBDV publicado 2022/02/08 20:27:26 GMT-3, Última modificação 2022-02-08T20:27:26-03:00
Feitos das Seleções de futebol de cegos e goalball masculino e medalha inédita da judoca em Tóquio são determinantes

Por Comunicação CBDV
08/02/2022
São Paulo/SP

 

A 10ª edição do Prêmio Paralímpicos, cuja primeira etapa aconteceu nesta terça-feira (8), em São Paulo, coroou os atletas de 24 modalidades que mais se destacaram na última temporada. Nos casos dos representantes da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais), foi noite de festa para Nonato (futebol de cegos), Leomon Moreno (goalball) e Alana Maldonado (judô paralímpico), eleitos os melhores de suas respectivas modalidades.

 

A solenidade foi exibida ao vivo no Facebook e YouTube do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), organizador do evento. Nesta quarta, serão anunciadas outras 11 premiações, incluindo a de Melhor Atleta no masculino e no feminino, em cerimônia que terá transmissão do SporTV 3, a partir das 19h.

 

"É motivo de muita felicidade ter sido escolhido pelo segundo ano consecutivo o melhor atleta do Brasil. Isto me motiva cada vez mais a buscar meu melhor. Só tenho a agradecer às pessoas que contribuem para o desenvolvimento do meu trabalho", disse Nonato, de 34 anos, um dos destaques da Seleção Brasileira de futebol de cegos na conquista da quinta medalha paralímpica, ano passado, no Japão – foi o artilheiro do time, com seis gols, incluindo o da vitória (1 a 0) na final, contra a Argentina.

 

Na última edição do Prêmio, realizada em 2019, ele também ganhara o troféu graças ao desempenho incrível na Copa América disputada naquele ano, em São Paulo. Agora, ele fica atrás de Jefinho, premiado três vezes, e Ricardinho, eleito em cinco ocasiões.

 

#Acessibilidade: Nonato comemora o gol na final abraçado ao chamador Edson Jr. Jogador veste camisa amarela com o número 8 escrito em verde.
Nonato comemora o gol na final abraçado ao chamador Edson Jr. Jogador veste camisa amarela com o número 8 escrito em verde. Foto: Ale Cabral/ CPB.


Quem também acabou coroado e simbolizou a conquista de uma modalidade coletiva foi Leomon Moreno, ala da Seleção Brasileira de goalball. O ouro inédito no Japão ajudou o jogador de 28 anos a faturar o prêmio pela quinta vez.

  

"Total felicidade por ser o melhor atleta de goalball do Brasil pela quinta vez. É um grande marco na minha carreira. Claro que não chego aqui sozinho, há todos os profissionais que passaram pela minha vida, os atletas que contribuíram nos treinos, minha família que sempre me apoiou. Agradeço à CBDV, ao Comitê Paralímpico, ao meu clube, o Santos, e a todos que sempre me apoiaram de alguma forma", falou o atleta, que esteve presente à cerimônia para receber o troféu.

 

#Acessibilidade: Leomon segura a bola com a mão direita enquanto inicia o giro antes do arremesso. Ele veste camisa de manga longa azul com o número 4 escrito em branco. Ao fundo, a logo de Tokyo 2020.
Leomon segura a bola com a mão direita enquanto inicia o giro antes do arremesso. Ele veste camisa de manga longa azul com o número 4 escrito em branco. Ao fundo, a logo de Tokyo 2020. Foto: Takuma Matsushita/CPB.


Por fim, a indicação de Alana Maldonado ao prêmio de melhor judoca do ano fez jus à medalha de ouro em Tóquio, a primeira de uma brasileira na história dos Jogos Paralímpicos: "Fico muito feliz por ser mais uma vez premiada. Gratidão pelo reconhecimento. Foi um ano brilhante, e fechar esse ciclo com este prêmio coroa o trabalho árduo. Espero ganhar muitas outras vezes ainda", disse a paulista de 26 anos, que já recebera o troféu em 2016, 2017 e 2018 – é a atleta mais premiada da história na modalidade.

 

#Acessibilidade: Alana, que veste quimono branco, segura uma bandeira do Brasil atrás das suas costas com as duas mãos.
Alana, que veste quimono branco, segura uma bandeira do Brasil atrás das suas costas com as duas mãos. Foto: Matsui Mikihito/CPB.


Mais sobre o Prêmio

 

O Prêmio Paralímpicos, que teve início em 2011, é idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e tem o objetivo de homenagear os melhores atletas da temporada. Em 2020, não houve cerimônia por conta da pandemia. Esta edição de agora é referente aos feitos de 2021.

 

Os ganhadores são eleitos por uma comissão interna do CPB, a partir de uma lista enviada pelas confederações. Além dos prêmios destinados a cada modalidade, há premiações nas quais a concorrência é entre todas elas. Confira quais serão os troféus entregues nesta quarta-feira:

 

Aldo Miccolis

O prêmio leva o nome de um dos pioneiros do esporte adaptado no Brasil. Categoria destinada a pessoas ou instituições que, assim como Aldo, contribuíram para o desenvolvimento do esporte paralímpico.


Personalidade Paralímpica

Homenageia pessoas que contribuíram significativamente com o Movimento Paralímpico na temporada.


Prêmio Caixa

Neste ano, a premiação homenageará a confederação em que suas modalidades mais se destacaram nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.


Memória Paralímpica

Homenageia personalidades que marcaram a história do Movimento Paralímpico.


Melhor Técnico Individual

Destaque entre as modalidades individuais.


Melhor Técnico Coletivo

Destaque entre as modalidades coletivas.


Prêmio Braskem

Homenageia o atleta que se destaca por um comportamento exemplar e inspirador, que é referência em ações que motivam a transformação positiva, dentro e fora das competições.


Atleta Revelação

Premiação que homenageia e incentiva atletas que estão no início da carreira e se destacaram no ano.


Atleta da Galera

Eleito por votação popular. Neste ano, os concorrentes são: Beth Gomes (atletismo), Carol Santiago (natação), Gabriel Araújo (natação), Thalita Simplício (atletismo) e Thiago Paulino (atletismo). Esses cinco atletas foram indicados após uma eleição feita entre os colaboradores e o Conselho de Atletas do CPB, jornalistas e patrocinadores (Loterias Caixa e Braskem).


Melhor Atleta Masculino

Destaque masculino nas competições paralímpicas realizadas em 2021.


Melhor Atleta Feminino

Destaque feminino nas competições paralímpicas realizadas em 2021.


*Com informações do CPB.

 

Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo