São Paulo receberá pela terceira vez o Grand Prix da IBSA em julho
Um pódio de premiação do Grand Prix de Judô, com quatro atletas de judô em pé sobre as plataformas, sendo Meg Emmerich à esquerda, e Rebeca Silva no meio, e Felipe Menescal, gerente de eventos da CBDV, de terno ao lado, diante de um telão grande com bandeiras. Ao fundo, um telão mostra, da esquerda para a direita, duas bandeiras do Brasil, a bandeira do Reino Unido e a bandeira de Cuba. Em primeiro lugar (plataforma central mais alta, marcada com o número 1), há um atleta de judô usando quimono branco e medalha no pescoço. Na plataforma do número 2, à esquerda, há uma atleta de quimono branco e medalha. Na plataforma do número 3, à direita, há dois atletas de quimono branco e medalha, um homem e uma mulher, lado a lado. Todos usam faixas escuras na cintura e estão descalços. O pódio é azul, com números grandes (2, 1 e 3) e logotipos brancos; o chão ao redor é vermelho. Há bandeiras em mastros nas laterais do palco. Crédito: Taba Benedicto/CBDV

São Paulo receberá pela terceira vez o Grand Prix da IBSA em julho

por Comunicação CBDV publicado 2026/02/13 15:29:00 GMT-3, Última modificação 2026-02-13T16:58:12-03:00
Competição acontece nos dias 11 e 12 de julho, em São Paulo

13/02/2026
São Paulo/SP

 

Nesta semana, a IBSA e a CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) anunciaram a terceira edição do Grand Prix da IBSA de judô, que acontecerá nos dias 10 e 11 de julho, em São Paulo, no Centro Paralímpico Brasileiro. Com apoio do Comitê Paralímpico e da IFJ, a competição internacional reúne os melhores atletas do mundo. No mesmo período, um dia depois, no dia 12 de julho. será realizado o Judo American Championships, com os principais judocas do continente.


Esta é a terceira edição do campeonato. Em 2022 e 2025, São Paulo recebeu o evento. No ano passado, na última edição, o Brasil conquistou o título do Grand Prix, com 19 medalhas nos dois dias de competição: sete ouros, sete pratas e cinco bronzes. Já no Judo American Championships, a hegemonia brasileira foi ainda maior. O Brasil venceu as 13 medalhas de ouro disputadas na competição, somando 22 medalhas no total, com quatro pratas e cinco bronzes.

"Sediar mais uma edição do Grand Prix de Judô Paralímpico Internacional no Brasil é de extrema importância para o fortalecimento do esporte paralímpico nacional e para a consolidação do país como referência na organização de eventos esportivos para atletas com deficiência visual, em especial nas três modalidades geridas pela CBDV. A realização do evento em território brasileiro amplia o acesso dos atletas a competições de alto nível, estimula o intercâmbio técnico internacional e contribui diretamente para o desenvolvimento esportivo", analisou Felipe Menescal, gerente técnico e de eventos da CBDV.


"Além do aspecto esportivo, o evento reforça valores como inclusão, diversidade e compromisso social, deixando um legado institucional e técnico relevante para o paradesporto brasileiro", completou ele.


Veja o cronograma completo:

06 de julho - Chegada e credenciamento
07 e 08 de julho - Classificação e Treinamento
09 de julho - Sorteio
10 e 11 de julho - IBSA Grand Prix
12 de julho - Saída Grand Prix e Competição American Championships
13 de julho - Saída American Championships

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


COMUNICAÇÃO CBDV
Brenda Mendes
[email protected]
+55 11 98638 6470 (WhatsApp)

Sofia Brito
[email protected]
+55 11 994512066 (WhatsApp)

Voltar ao topo